Marvel

A Marvel é uma empresa americana que produz histórias em quadrinhos e foi comprada pela Walt Disney Company em 2009. É uma das melhores editoras de quadrinhos do mundo e responsável pela criação de diversos personagens para desenhos e filmes como Quarteto Fantástico, Capitão América, Os Vingadores, Motoqueiro Fantasma, Thor, dentre outros.

Fundada por Martin Goodman na década de 30, a empresa tinha o nome de Timely Comics. Em 1939, foi lançada a primeira revista da Marvel e nela apareceram personagens como Tocha Humana. Em 1941, foi criado o quadrinho com o Capitão América, que se tornou um sucesso e divulgou o nome da empresa. Na década de 50, diversas editoras passaram por problemas e a empresa teve que relançar alguns sucessos.

Na década de 60, foi criado o Quarteto Fantástico e o Homem-Aranha, com a ajuda de Stan Lee e Jack Kirby. Suas histórias se aproximavam mais da realidade e isso as diferenciava das outras editoras. Posteriormente, surgiram títulos como X-Men e a empresa passou a aplicar estratégias de marketing a partir dos anos 70.

Na década de 80, a Marvel comprou um estúdio de animação e lançou diversos desenhos animados como Transformers e G.I. Joe. No final dessa mesma década, a Marvel foi colocada na Bolsa de Nova York e terceirizou suas animações.

Na década de 90, a distribuição das revistas em quadrinhos ficou prejudicada devido a problemas internos na empresa. Adotaram medidas para melhorar a situação das empresas e foram lançados filmes de sucesso sobre seus personagens como X-Men, Quarteto Fantástico, Homem de Ferro e Blade. Porém, ela não é mais a empresa que surgiu na década de 30.

Liga da Justica Dc ComicsDc Comics

Essa editora foi inaugurada em 1934 com o nome de National Allied Publications. O jornalista Malcolm Wheeler-Nicholson resolveu lançar uma história em quadrinhos que tivesse algo diferente das outras revistas que havia no mercado. Surgia a New Fun em 1935. Em 1937, foi lançada uma nova série com o nome de Detective Comics e, posteriormente, o fundador da empresa saiu. Com sua saída, o nome da editora foi alterado para National Comics e vinha com a sigla DC nas capas.

Em 1938, no lançamento da Action Games, surgiu um personagem que se tornou famoso, era o Super Homem. No ano seguinte, da edição 27 da Detective Comics, apareceu outro personagem que se tornaria muito importante, era um homem que utilizava uniforme de morcego, o Batman. Até a década de 50 a DC Comics lançou personagens como Lanterna Verde, o Arqueiro Verde, Flash, Mulher Maravilha e a Sociedade da Liga da Justiça. Essa época foi considerada a era de ouro dos quadrinhos.

A partir de 1954, as vendas de quadrinhos da DC Comics caíram devido às denúncias contra seus personagens e foi criado um Código de Ética para avaliar as histórias. Ainda na década de 50, os personagens da editora são repaginados e surge a Liga da Justiça da América, em 1960. A partir de 1967, a empresa sofre alterações com a contratação de novos roteiristas e desenhistas.

Em 1969, a empresa funde-se com a Warner Bros. Entertainment. Na década de 80, foi lançado o quadrinho Os Novos Titãs. A partir de 1986, são relançados sucessos da editora como Batman, Mulher Maravilha e Batman. São lançadas as histórias dos Cavaleiros das Trevas e Watchmen, que tratam de assuntos mais adultos. Na década de 90, surgem acontecimentos impactantes nas histórias em quadrinhos como estratégias para aumentar as vendas de quadrinhos. Nessa época, o personagem do Superman morre, o Batman fica paraplégico e o Lanterna Verde fica louco.